18 Livros sobre Autoconhecimento Indispensáveis, Segundo Especialistas

Livros sobre Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma investigação individual que cada um faz de si para conseguir entender melhor seus valores, crenças e expectativas em relação ao mundo e a vida. Livros sobre Autoconhecimento ajudam a ter uma reflexão profunda sobre como nossos pensamentos influenciam nas nossas ações numa busca incessante por compreender a si mesmo.

Contudo, essa não é uma tarefa fácil de se realizar, pois ela demanda sair da nossa zona de conforto e questionar aquilo que tomamos por certo no nosso atual momento. Nem todas as pessoas estão preparadas para tomar uma atitude ou então não tem a menor noção de como começar.

Por isso, hoje separamos uma lista com diversos livros sobre autoconhecimento que ajudarão você nessa jornada de entender seus sentimentos e assim caminhar em direção a uma vida mais plena e satisfatória. Então confiram o que selecionamos para vocês.

A importância do autoconhecimento na prática

É natural concluir que os impactos do autoconhecimento se limitam apenas à compreensão que uma pessoa alcança internamente. Porém, isso é um engano. Existem vários benefícios práticos que esse tipo de entendimento produz na nossa qualidade de vida e transformações radicais no nosso comportamento.

Conforme você passa e se conhece melhor você também se torna uma pessoa mais proativa que deixa de somente reagir aos acontecimentos ao seu redor. Fracassos e erros passam a ter um impacto menor, pois você consegue lidar melhor com problemas por estar mais seguro das suas capacidades.

Tais erros deixam até de serem interpretados dessa forma. Em vez de vê-los apenas como falhas, os erros se tornam oportunidades para crescimento e você não passa a duvidar tanto das escolhas que tomou.

Até mesmo seus relacionamentos interpessoais são beneficiados conforme você passa a se autoconhecer, pois isso te torna uma pessoa mais fácil de se conviver e te incentiva a nutrir amizades mais positivas para si.

18 livros sobre autoconhecimento

Abaixo você encontrará um breve resumo de cada livro destacando os principais temas que discutem e como eles se relacionam com o autoconhecimento.

1. Inteligência Emocional, por Daniel Goleman

Daniel Goleman é um renomado jornalista científico americano que construiu carreira com seus artigos em que falava sobre estudos do cérebro e ciência comportamental. Em seu primeiro livro, Inteligência Emocional, publicado originalmente em 1995, Goleman trouxe uma nova visão acerca da inteligência.

No livro, o autor explica o conceito das “duas mentes”, uma racional e outra emocional, e mostra como a incapacidade de lidar com as emoções traz consequências desastrosas para a vida escolar e até as carreiras dos indivíduos.

Goleman descreve cinco das principais habilidades que a inteligência emocional nos traz, levando a benefícios para os nossos relacionamentos pessoais e profissionais, além do nosso próprio bem-estar físico.

2. Mindset, por Carol S. Dweck

Carol S. Dweck é uma doutora em psicologia formada pela Universidade Stanford que está entre os maiores especialistas nos campos da personalidade, psicologia social e do desenvolvimento.

Em Mindset, cujo subtítulo é “A nova psicologia do sucesso”, Dweck apresenta aos leitores um importante conceito que ela própria desenvolveu ao longo de várias décadas de pesquisa. Para a autora, a atitude mental, ou “mindset”, com que cada um de nós encara a vida é a principal chave para o sucesso no trabalho e nos nossos relacionamentos.

A forma com que lidamos com nossos objetivos na vida molda a relação que temos com nossa carreira e também com as pessoas à nossa volta e é esse mindset que compõem o fator decisivo para atingirmos nosso potencial.

 

Entenda como o Autoconhecimento pode te ajudar a ter mais tempo e uma melhor rotina:

 

3. A sutil arte de ligar o f%$@-se, por Mark Manson

A sutil arte de lidar o f%$@-se vem com um título chamativo para atrair atenção para uma nova estratégia mais inusitada de se buscar melhorias na sua vida. Para Mark Manson, que há anos escreve artigos voltados à autoajuda, em face das pressões constantes da vida em sociedade, por vezes é necessário livrar-se de uma felicidade maquiada e superficial do dia-a-dia.

A proposta do autor é de não se tratar como alguém com um potencial infinito a ser explorado e sim passar uma mensagem mais realista: você não é tão especial. Porém, o autor não faz como uma forma de desencorajar as pessoas a aspirar a uma melhor versão de si mesmas e sim mostrar que todos temos nossas limitações.

O efeito dessa “arte” é tirar todo esse peso de ser o maior e melhor e então focar naquilo que está ao seu alcance e que de fato trará uma satisfação real para sua vida. “A sutil arte de ligar o f%$@-se” não fala sobre jogar tudo pro ar e que se dane o mundo, mas sim compreender que você não precisa se cobrar tanto.

4. Propósito, por Sri Prem Baba

Apesar do nome, Sri Prem Baba é um mestre espiritual brasileiro conhecido como o “guru das celebridades” pelo seu envolvimento com pessoas como Reynaldo Gianecchini, Bruna Lombardi e Márcio Garcia. Além de seu papel como conselheiro espiritual, Sri Prem Baba é autor de alguns livros, dentre eles “Propósito”.

O livro é um convite para uma viagem interior de autodescobrimento, pregando o diálogo amoroso que é centro da filosofia de Prem Baba a fim de mostrar aos seus leitores o caminho para alcançar a serenidade e encontrar seu papel no mundo.

Através de suas páginas, “Propósito” vai do nascimento até a transcendência, dando as “coordenadas” para que cada um consiga realizar sua viagem própria, guiando o leitor com as principais práticas em direção a um despertar do amor.

5. O poder do agora, por Eckhart Tolle

O poder do agora foi o primeiro livro publicado por Eckhart Tolle, pseudônimo do autor alemão Ulrich Leonard Tolle. Depois de enfrentar vários episódios depressivos na sua vida, Tolle precisou partir numa jornada interior em busca da transformação que ele precisava de si.

O livro é o resultado dessa viagem de autoconhecimento pela qual o autor passou, reunindo algumas das respostas que Tolle chegou durante seu questionamento. Para tal, ele combina conceitos do cristianismo, do budismo, hinduísmo e diversas outras tradições espirituais que tentam dar um significado à nossa existência.

Com uma linguagem simples, O poder do agora é um guia de como adquirir mais consciência das suas emoções e lidar com nossos medos e angústias para alcançar a paz interior que nos levará a uma vida mais alegre.

6. Peça e será atendido, por Esther & Jerry Hicks

O casal Esther & Jerry Hicks publicaram mais de 600 obras juntos, além de ministrarem palestras e seminários pelos Estados Unidos segundo a sua filosofia da lei da atração. Um dos seus principais livros foi “Peça e Será Atendido”, publicado originalmente em 2005, que, segundo o casal, lhes foi revelado por uma entidade chamada Abraham.

O conceito principal do livro é ajudar os leitores a identificar seus verdadeiros sonhos e estimulá-los a tomar as ações necessárias para alcançá-los. Isso, pois os autores acreditam que nossos pensamentos são a expressão real dos nossos desejos internos e que uma mente negativa só tende a dificultar a conquista desses objetivos.

Os ensinamentos de “Peça e Será Atendido” são transmitidos com muita sensibilidade e clareza para dar aos seus leitores as ferramentas emocionais para atrair aquilo que desejam, seja na sua saúde, trabalho, finanças, autoimagem e nos seus relacionamentos amorosos.

7. A arte da felicidade, por Tenzin Gyatso & Howard C. Cutler

Tenzin Gyatso é ninguém menos que o atual Dalai-lama, o grande líder do budismo tibetano. A arte da felicidade, porém, não é totalmente de sua autoria. O livro foi escrito pelo psiquiatra americano Howard C. Cutler, baseado nas suas conversas com o Dalai-lama e as palestras que presenciou.

A arte da felicidade então une dois mundos, o espiritual e o científico. De um lado, o Dalai-lama traz consigo mais de 2.500 anos de sabedoria budista com ensinamentos para lidar com as ansiedades, inseguranças e desavenças do dia a dia.

Do outro lado você tem Cutler que, com base nos ensinamentos budistas, traz a perspectiva da psiquiatria, fazendo análises e interpretações das falas do líder religioso segundo a ciência.

Portanto, A Arte da Felicidade não é um livro doutrinário que visa converter seguidores ao budismo. É uma tentativa sincera e prática de mostrar o caminho para felicidade combinando duas visões de mundo.

8. Viver em paz para morrer em paz, por Mario Sergio Cortella

Filósofo, professor e escritor, Mario Sergio Cortella é um dos intelectuais brasileiros mais conhecidos da atualidade. Além de palestras por todo país, Cortella é responsável por dezenas de obras na área da filosofia e da educação, sendo uma delas Viver em Paz Para Morrer em Paz.

Cortella abre seu livro com uma pergunta: se você não existisse, que falta faria no mundo? Para muitos a resposta dessa pergunta é assumir a nossa insignificância perante o universo. Contudo, o autor vai por uma via oposta e, a partir desse questionamento, ele discute o que de fato é importante nessa vida.

Para o filósofo e professor, o que valida nossa existência não é o acúmulo de bens e muito menos a conquista da fama. A importância da vida está em ser importante para alguém. Ou seja, saber que sim, se você não existisse isso faria muita falta para outras pessoas que tiveram contato com você.

9. Eneagrama para líderes: autoconhecimento e maturidade para o desenvolvimento de sua liderança, por Nicolai Cursino

Nicolai Cursino é pesquisador, fundador da Sociedade Brasileira de Eneagrama e desenvolveu uma série de novas abordagens de transformação através do Eneagrama, uma conhecida técnica de autoconhecimento. No seu livro, ele aplica o seus métodos voltados para o campo da liderança.

Eneagrama para líderes parte da visão que a maioria das pessoas em posição de liderança hoje apresentam competência técnica para exercer o cargo, porém carecem de uma maturidade emocional que as tornam cegas para as suas próprias limitações.

Portanto, com seu livro, Nicolai Cursino busca desenvolver um sistema prático para o desenvolvimento de líderes plenos através do autoconhecimento, pois ao entender a si mesmo um líder estará mais capacidade para compreender aqueles que precisam da sua orientação.

10. O poder do hábito, por Charles Duhigg

Charles Duhigg é um renomado repórter investigativo americano e vencedor do Prêmio Pulitzer pelos seus artigos sobre as práticas de negócio de empresas de tecnologia como a Apple. Duhigg é autor de alguns livros, sendo o seu primeiro o mais conhecido, “O poder do hábito”, publicado originalmente em 2012.

Em seu livro, o repórter analisa alguns casos que ocorreram em um período de dois anos. Uma jovem deixou de fumar, correu uma maratona e conseguiu uma promoção. Publicitários transformaram um dos produtos menos vendidos da empresa num enorme sucesso. Um diretor-executivo ao assumir o cargo consegue fazer a empresa ter desempenhos altíssimos no índice Dow Jones.

O que esses três casos têm em comum é que todos os envolvidos alcançaram o sucesso através do desenvolvimento de hábitos que moldavam cada aspecto das suas vidas. Assim, Duhigg explora o potencial transformador que esses hábitos podem gerar em uma pessoa.

Para estabelecer novos hábitos de forma eficaz, o autoconhecimento é fundamental. Além disso, planejar e organizar sua rotina com antecedência pode ser um grande aliado nesse processo. Para saber mais sobre como desenvolver essas habilidades, confira nosso artigo sobre organização semanal.

11. O ego é seu inimigo, por Ryan Holiday

Ryan Holiday era um jovem de 19 anos quando decidiu abandonar sua faculdade e se tornar o aprendiz de Robert Greene, um bem-estabelecido autor americano. Depois disso, Holiday foi trabalhar com marketing, criando sua própria empresa e se tornando autor de vários livros que foram traduzidos para dezenas de idiomas.

O Ego é Seu Inimigo é uma das principais obras de Holiday, onde ele discute através de relatos reais como as pessoas podem dominar esse adversário perigosíssimo que é o nosso ego. Essa é uma luta complicada, pois ela se dá internamente contra nós mesmos.

Perceber a influência negativa do ego e desenvolver estratégias eficientes a fim de combatê-lo é a chave para alcançar o sucesso. É um trabalho árduo e constante, pois esse é um adversário que te desafia todos os dias da sua vida.

12. Arrume sua cama, por William H. McRaven

William H. McRaven é um condecorado almirante de quatro estrelas da Marinha dos Estados Unidos. Ele se aposentou em 2014 depois de 37 anos de serviço e passou a se dedicar à escrita. Desde então ele publicou três livros, o primeiro deles sendo Arrume Sua Cama.

A ideia do livro surgiu depois que McRaven foi convidado para uma aula inaugural na Universidade do Texas. Lá o ex-almirante compartilhou algumas lições sobre liderança que aprendeu após uma longa carreira na marinha estando em diferentes níveis de comando.

Os ensinamentos daquela aula se transformaram no que hoje é Arrume Sua Cama, compilando dez lições que McRaven aprendeu e ensinou no treinamento dos seus subordinados quando foi líder das forças especiais. São pequenas atitudes com o simples ato de arrumar sua cama que vão causando mudanças transformadoras na mentalidade de cada um.

13. Essencialismo, por Greg McKeown

Depois de se formar na Escola de Negócios da Universidade Stanford, Greg McKeown abriu sua agência que prestava serviços para estratégias de negócio e liderança. Uns anos depois ele lançava seu livro, Essencialismo que se tornou um best-seller da revista New York Times.

No livro, McKeown apresenta o conceito do essencialismo. Mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou técnica para aumento de produtividade, o essencialismo é um método que visa identificar aquilo que é mais vital e eliminar todo o resto, podendo ser aplicado tanto na vida organizacional quanto na vida pessoal.

Isso acontece porque se tentarmos fazer tudo de uma vez, eventualmente nos afastamos da nossa meta inicial. McKeown em seu livro mostra como devemos concentrar nosso tempo e energia naquilo que irá trazer os maiores benefícios para nossa carreira, nosso bem-estar e nossos relacionamentos.

14. Maestria, por Robert Greene

Robert Greene é um conhecido autor norte-americano que desde o final da década de 90 vem publicando livros sobre estratégia, poder e sedução. Seu quinto livro, Maestria, analisa figuras históricas como Charles Darwin e Mozart para identificar quais traços contribuíram para que eles se tornassem mestres nas suas respectivas ciências e artes.

Greene pergunta: o que essas pessoas têm em comum? O que foi que fizeram para alcançar a excelência nas suas áreas? Quais escolhas os levaram a se destacar dos demais? E, ao longo dos capítulos de Maestria o autor tenta responder a cada uma delas.

Ao estudar a vida dessas grandes personalidades, Greene percebe que o sucesso pode ser alcançado por qualquer pessoa independente da sua cultura ou do momento histórico em que viviam. Segundo o autor, o potencial para alcançar a maestria é intrínseco à humanidade.

15. Liderança, por Daniel Goleman

Como mencionamos anteriormente, Daniel Goleman é um jornalista americano reconhecido pela sua atuação na divulgação da ciência comportamental. Seu livro, Inteligência Emocional, se tornou um best-seller e Liderança, publicado em 2015, pode ser considerado uma extensão dos conceitos que ele apresentou no seu primeiro livro.

A obra compila uma série de textos que Goleman escreveu para a Harvard Business Review, bem como algumas outras publicações de sua autoria na área de negócios. Através desses artigos, Goleman mostra-se atualizado com as últimas pesquisas da neurociência e segue relacionando seus conhecimentos com o mundo empresarial.

Liderança, portanto, é uma leitura essencial para todos aqueles que querem se tornar líderes melhores através dos fundamentos da inteligência emocional, promovendo novas práticas gerenciais, de desempenho e de inovação para suas equipes.

16. A coragem de ser imperfeito, por Brené Brown

Brené Brown hoje é uma professora e pesquisadora da Universidade de Houston, além de uma escritora best-seller e palestrante renomada. Porém, a vida de Brown nem sempre foi fácil e ela já teve que passar por uma árdua luta contra o álcool.

Aceitar sua própria vulnerabilidade expandiu sua visão de mundo, entendendo que na vida você precisa vencer a vergonha de quem é e se expor emocionalmente. Por mais que incertezas preencham o futuro, a vulnerabilidade não deve ser considerada uma demonstração de fraqueza e sim de coragem.

Brown, no seu livro, convida as pessoas a serem mais honestas com seus sentimentos e não fugir de emoções como medo, mágoa e decepção. Pois, se fechar para esses sentimentos também é se fechar para o amor, aceitação e a criatividade que pode nascer dessas experiências.

A coragem de Ser Imperfeito busca incentivar a transformação de si não pela uma mudança radical das emoções que nos compõe e sim de entender e aceitar nossas imperfeições e nossas vulnerabilidades para então buscar um novo caminho na sua vida.

17. A coragem de não agradar, por Ichiro Kishimi

Ichiro Kishimi é um filósofo japonês e psicólogo da linha adleriana. Ele foi o responsável pela tradução de várias publicações de Alfred Adler e também se aventurou pela escrita com livros combinando suas duas especialidades, a psicologia e a filosofia.

Em A Coragem de Não Agradar, Ichiro busca sua inspiração nas ideias de Alfred Adler, contando-as através de um debate transformador entre um jovem e um filósofo. Ao longo de cinco noites os depois personagem abordam temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade.

Ichiro, que também tem raízes filosóficas nas obras de Platão, acredita que o conhecimento é construído através do debate e ele expõe isso muito bem nas páginas de seu livro. O leitor irá se identificar com o personagem do jovem e, tal como ele, receberá as ferramentas necessárias para lutar contra as limitações impostas seja por si mesmo ou pelos outros.

18. Por que fazemos o que fazemos?, por Mario Sergio Cortella

Mais uma vez o professor e filósofo Mario Sergio Cortella divide a sabedoria que podemos aplicar no nosso dia-a-dia. Nesse livro, ele explora agora questões que nos afligem da forma mais cotidiana como nossas rotinas de trabalho.

Em “Por que fazemos o que fazemos?”, Cortella traz as principais preocupações que alguém pode ter em relação ao seu trabalho. Nos seus capítulos ele discute como ter motivação em tempos difíceis, a importância de manter seus valores e a lealdade a si e ao seu emprego e como ter um propósito na vida através da carreira que você escolheu.

O livro busca ajudar aqueles que vivem se questionando em relação ao seu presente e ao seu futuro no trabalho, uma aflição do dia-a-dia que nunca se deve subestimar.

Livros sobre autoconhecimento: o pontapé inicial

Terminada nossa lista, gostaríamos de salientar que a leitura é apenas o começo. De nada adianta você angariar todo esse autoconhecimento, se não colocá-lo em prática.

Os livros servem como uma orientação. Eles te apresentam conceitos, compartilham experiências, trazem novas ideias, etc. Porém o que será feito com todo esse conhecimento adquirido depende exclusivamente de você.

Como falamos logo no início do texto, o autoconhecimento é uma investigação individual. Ainda que você possa receber apoio de observadores externos, você ainda é o dono do seu destino e cabe a você transformar informação em ação na sua vida.

Perguntas frequentes sobre livros de Autoconhecimento:

Quais os melhores livros de autoconhecimento?

Os melhores livros de autoconhecimento são:

Inteligência Emocional, Mindset;

-A sutil arte de ligar o f%$@-se;

-Propósito;

-O poder do agora;

-Peça e será atendido;

-A arte da felicidade;

-Viver em paz para morrer em paz;

-O poder do hábito.

O que estudar para o autoconhecimento?

O que você deve estudar para o autoconhecimento é, obviamente, a si mesmo. Essa é uma investigação individual e pessoal, onde você deve avaliar os seus sentimentos, seus valores, suas escolhas e aquilo que você de fato precisa para sua vida.

Como a leitura ajuda no autoconhecimento?

A leitura ajuda no autoconhecimento pois ela aumenta a sua visão de mundo, apresentando conceitos e novas ideias que expandem o seu entendimento sobre a vida e, por consequência, de si mesmo.

O que é autoconhecimento e para que serve?

O autoconhecimento é a investigação de si mesmo, ou seja, a capacidade de compreender seus sentimentos e desejos e serve saber como melhor nos orientar na vida e garantir que nosso tempo e energia sejam investidos naquilo que realmente nos traz felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *