O que colocar como objetivo de vida?

Quando somos questionados sobre assuntos pessoais e que exigem autoconhecimento, muitas vezes ficamos perdidos.

Em uma entrevista de emprego, por exemplo, quando te perguntam sobre objetivos de vida e ambições, você sabe o que falar? Sabe dizer com certeza e afirmar aquilo que você deseja para a sua vida?

E quando pensa sobre essas questões sozinho (a), sabe como definir esses objetivos para você mesmo (a), ou têm dúvidas sobre isso?

Por meio deste artigo buscamos resolver suas dúvidas e te ajudar no encontro de um objetivo de vida para você.

O que é propósito de vida?

O propósito de vida se trata da motivação que você terá para realizar aquilo que você possui como foco nela.

Para te explicar melhor, muitas vezes precisamos de um fator motivador que irá definir qual o rumo seguiremos e qual o sentido que a vida terá para nós.

Assim, respostas para perguntas como: O que te faz acordar todos os dias? O que te traz alegria e gratificação? O que te faz ansiar por um futuro diferente? São, na verdade, o verdadeiro propósito de vida.

O objetivo é, então, concluir aquilo que se deseja e conseguir finalmente se sentir completo(a) e realizado (a).

Isso não se restringe apenas ao trabalho, não se engane. Envolve o estar bem no âmbito físico, mental e emocional.

Resumindo, significa alcançar algum resultado que faça sentido com quem você é e com o que você deseja, ou seja, se trata sobre ser coerente com você.

Para que ter um propósito de vida?

Sabendo que o  propósito de vida serve como um impulsionador para a própria, fica claro o motivo pelo qual ter um.

Desse modo, é necessário para que a vida possa ter um sentido, e é diante dele, que ela cria significado.

Se trata de ter um “porquê” e um motivo para continuar e seguir dia após dia se mantendo motivado (a).

Ter objetivos é o que nos coloca em movimento dentro da nossa própria existência e, por isso, é extremamente fundamental para o ser humano.

Caso não tivéssemos um motivo, objetivo e metas de vida, não teríamos razões para fazer nada. Assim, não seria preciso criar relações, conexões, trabalhar, buscar autoconhecimento e evolução pessoal.

Basicamente, é o que nos dá forças para que vivamos um dia após o outro. É o que nos energiza para viver.

Portanto, é muito importante que você se conheça o suficiente, a ponto de entender qual o seu objetivo de vida e consiga definir o seu alinhado (a) com seus valores, ideais, desejos e expectativas.

Como refletir e definir o seu propósito de vida?

Primeiro, pense bem em tudo que envolve a sua vida: o que você faz no momento, onde quer chegar, se o que você faz atualmente contribui para que você chegue aonde quer estar e quais são os meios e ferramentas para se chegar até lá.

A principal palavra que define esse processo é  autoconhecimento, já que, por meio dele, você estará alinhado com seus desejos, valores pessoais, metas e sonhos.

Então, pense bem no que te faz sentir vivo (a), no que te traz para o presente ansiando um futuro.

Pense nos seus dias, em como eles acontecem, na sua rotina, e se isso condiz com aquilo que tem de mais profundo dentro de você.

Sabe aquilo que brilha seus olhos, que quando você se imagina conquistando, sente que venceu na vida? Quando encontrar isso, terá achado o seu desígnio.

Vale dizer que a vida não possui apenas um propósito, já que tudo muda. Assim, o que você possui hoje, pode se modificar com o passar do tempo, e está tudo bem com isso.

A seguir, veja o passo a passo para conseguir definir o seu.

1. Saiba os seus valores pessoais

Antes de qualquer coisa, para o início da sua jornada de autoconhecimento, você precisa saber os seus valores pessoais.

Os valores são os princípios individuais de cada um: o que é aceitável ou não para você, o que você considera como bom ou como ruim, o que você acredita ou não, enfim, diz respeito ao seu pensamento sobre as coisas e como você age de acordo com ele.

Para conhecer melhor as suas crenças, você precisa olhar para dentro e questionar o que faz ou não sentido para você.

Veja o que você faz com os seus dias e o que te gratifica, te deixa feliz e satisfeito (a). Esse é um grande passo para entender mais sobre os seus valores pessoais e saber se você está de fato alinhado (a) com eles.

2. Pense sobre as coisas que gosta de fazer

Quais são seus hobbies? Quais são os momentos do seu dia, semana, mês ou ano que você mais gosta?

O que você gosta tanto de fazer que quando faz, parece que o tempo não passou, pois tudo flui de forma leve e solta?

As respostas para essas perguntas são as coisas que você gosta de fazer.

Pense sobre os seus melhores momentos, quando eles aconteceram, o que você estava fazendo e o porquê deles te deixaram tão feliz e em paz.

Quando você investiga mais sobre si, muitas respostas surgem. Respostas para perguntas nunca feitas, ou para aquelas que você já acreditava ter uma resposta definida. Afinal, o processo de autoconhecimento é complexo, subjetivo mas extremamente gratificante.

Além disso, você também pode fazer uma lista das coisas que você mais acha interessante e começar a testar. Nada melhor do que ver na prática o que realmente gostamos de fazer ou não, já que fazer é um verbo que exige ação.

3. Contribua com algo para o mundo

Outro fator que influencia no nosso propósito de vida, é poder fazer a diferença, mesmo que mínima, gerando uma transformação positiva em algum momento neste mundo.

Quando pensamos no tamanho da galáxia, dos sistemas e do universo no geral, conseguimos ter uma pequena noção do quão pequenos somos perante tudo isso.

Dessa maneira, muitas vezes pensamos que qualquer coisa que fizermos, não fará diferença diante da imensidão do mundo e da nossa insignificância.

Porém, é de pouco em pouco que o grande se faz, logo, você pode gerar um impacto positivo no mundo com suas ações.

Pode ser simplesmente criando projetos com impacto, fazer caridade, buscar estudos para pesquisas importantes e muito mais.

Tudo isso traz uma sensação única de gratificação e de sentimento de dever cumprido.

4. Defina o que precisa para fazer acontecer

Depois que você conseguiu refletir a respeito de tudo aquilo que quer fazer, precisa definir o que você necessita para que isso ocorra.

Dessa forma, você deve saber quais serão os meios e ferramentas fundamentais para que seja possível e que atinja o seu propósito de vida.

Se sua intenção é viajar pelo mundo, por exemplo, entende-se que ao menos o domínio do inglês é imprescindível. Com isso, a pergunta que deve ser respondida para que isso ocorra de fato é: quando você irá inserir esses estudos dentro da sua rotina?

Além disso, saiba que precisará reservar uma quantidade em dinheiro para que isso possa acontecer. Dessa forma, será necessário arrumar um emprego que te dê um retorno financeiro interessante capaz de atingir a sua meta de vida.

Outra ferramenta é que você pode buscar contato com pessoas no exterior para já iniciar sua rede de networking antes mesmo de sair do país.

Os estudos sobre os lugares que você deseja viajar também são muito importantes, bem como organizar sua agenda para quando essas viagens serão feitas.

5. Entenda que o propósito de vida é mutável

Usando como exemplo o propósito de vida acima, fica claro que este é sobre viajar pelo mundo. No entanto, não significa que este propósito é para sempre imutável.

Pode ser que chegue um momento na sua vida do qual você já terá conhecido muitos lugares, feito muitas coisas e já se sinta satisfeito (a) nesse aspecto.

Assim, suas prioridades, bem como o seu propósito de vida, podem se modificar ao longo dos anos. Isso acontece até com o passar dos minutos, visto que somos passíveis de mudança sempre.

Diante disso, é possível que você queira buscar raízes, se sossegar e criar uma família. Logo, seus objetivos e propósitos mudaram, já não são os mesmos que você tinha antes.

Essas mudanças são normais e até esperadas, já que para continuarmos em movimento e o nosso corpo e mente solicitam o novo, através de experiências vividas, mudança de personalidade, valores e ideais.

6. Busque o autoconhecimento

Por último, mas não menos importante, é indispensável que você busque pelo autoconhecimento, assim como já dissemos aqui.

Somente por meio do conhecimento de si mesmo (a), você conseguirá saber aquilo que você gosta ou não, quais são os seus valores e os suas reais metas.

Uma ótima forma de fazer isso é por meio de terapia, já que através dela temos reflexões mais profundas sobre nós mesmos que, muitas vezes, sozinhos, não teríamos.

Como conciliar Propósito de vida e carreira?

De acordo com uma pesquisa feita pela SurveyMonkey, ficou claro o quanto as pessoas trabalham em áreas que não as satisfazem, e se tornam infelizes com seus trabalhos.

Diante disso, um questionamento é levantado: será que essas pessoas estão conciliando o propósito de vida com a carreira, ou apenas estão fazendo aquilo que é mais cômodo dentro daquele momento que vivem?

O grande problema é que muitas vezes o cômodo se torna um lugar incômodo e infeliz quando não alinhado com aquilo que nós somos e desejamos, chegando a um momento em que a vida perde seu sentido e sua graça.

Querendo ou não, na grande maioria dos casos, necessitamos de trabalhar para que possamos sobreviver e, muitas vezes, é no o trabalho que você passa mais tempo, mais até que na sua casa.

Então, nada mais justo e coerente com você mesmo do que conciliar o seu propósito de vida com a sua carreira. Mas, como fazer isso?

Quando seu propósito de vida já está alinhado, pode ser que ele já seja relacionado ao profissional. Por exemplo, seu propósito de vida pode ser uma determinada profissão.

Mas, se não for, o que você pode fazer é encontrar uma carreira que esteja alinhada com sua meta de vida, valores, ideias e aquilo que você goste de fazer.

O que colocar em objetivo de vida no currículo?

Uma dúvida recorrente ao montar o currículo profissional é o que colocar como objetivo de vida.

Conforme já te dissemos até aqui, você precisa definir um propósito de vida e como fazer com que ele esteja alinhado com sua carreira.

Feito isso, quando for montar o seu currículo com a intenção de conquistar a sua vaga dos sonhos, deve se atentar bem ao que colocar no campo relacionado a isso.

Nesse espaço, é importante que você seja específico e conciso nas informações, evitando assim, muitos detalhes desnecessários

Seja verdadeiro e demonstre o que realmente pretende com o cargo desejado, evidenciando os benefícios que contribuirão tanto para a sua carreira profissional quanto para a empresa.

Escreva a sua Declaração de Missão Pessoal

Um passo muito importante nesse processo é ter definido a sua declaração de missão pessoal, que nada mais é do que expressar o seu propósito de vida.

Esse é um documento que quando definido em seu meio profissional te ajuda a ter mais clareza de onde você deseja chegar e quais são os meios necessários para atingir tal objetivo.

Uma maneira mais prática de se fazer isso é dividir sua missão pessoal de acordo com as áreas de sua vida.

Por exemplo, definir como você pretende ser na área profissional, onde quer chegar, qual cargo deseja ocupar, como você será no seu trabalho, quais são seus ideais e motivações.

Em segundo, a área de autocuidados e saúde pessoal é interessante também: aqui você deve escrever todo o cuidado que pretende manter com você, desde momentos de lazer a questões como atividades físicas e boa alimentação.

Em terceiro, no contexto social (amoroso, familiar, amizades), como você deseja ser, se pretende cultivar muitas amizades, se relacionar com alguém e constituir família e muito mais.

Em quarto, o âmbito espiritual, você tendo ou não religião, mas o que envolve a própria espiritualidade.

Por fim, fica mais fácil escrever a sua Declaração de Missão Pessoal quando você segue esse passo a passo.

Objetivos que toda pessoa deveria ter

Agora que já te dissemos todo o passo a passo para inserir no seu objetivo de vida, bem como defini-lo, veja a seguir objetivos muito importantes que toda pessoa deveria ter.

1: A Verdadeira Felicidade

Não se esqueça da busca pela sua verdadeira felicidade, ou seja, aquilo que você realmente deseja e que condiz com os seus ideais.

A verdadeira felicidade é subjetiva e por isso você deve encontrar a sua de acordo com aquilo que almeja.

2: Integridade

Tenha princípios morais e éticos que estão alinhados com os seus valores. Isso é o que dá sentido para as suas escolhas.

3: Comprometimento

Além de tudo, tenha comprometimento e determinação para conseguir alcançar os seus objetivos de vida.

4: Conexão

Outra coisa importante é buscar conexões com aquilo que você deseja, seja algo material, algo que não seja palpável, relações com as pessoas etc.

Isso atribui muito significado quando se diz respeito a algo que se quer atingir.

5: Autoestima

Por último, não se pode esquecer da autoestima, esta é primordial na vida de qualquer indivíduo, isso porque, sem autoestima, não acreditamos que somos capazes de realizar nada.

De nada adianta conhecimentos se você não acredita em si mesmo (a).

Conclusão

Por fim, neste artigo você teve acesso à importância de ter um propósito de vida bem como as maneiras de descobri-lo.

Além disso, como diante desse propósito, você conseguirá entender e delimitar o que quer alcançar. Afinal, é mediante isso que a vida ganha sentido.

Principalmente no meio corporativo, o seu objetivo de vida deve estar bem definido e alinhado com aquilo que você deseja.

Dessa forma, você poderá estar satisfeito e feliz dentro da profissão ou área que escolher, e entregar também resultados condizentes com o que o cargo exige de você.

Perguntas frequentes:

Qual o seu objetivo de vida exemplos?

Alguns exemplos de objetivos de vida são: viajar, conquistar uma profissão específica, conquistar algum bem material, constituir família e muito mais.

Qual é o seu propósito de vida exemplos?

O propósito de vida, como já falamos, é aquilo que te dá sentido para a vida. Assim, pode ser viajar o mundo todo para se sentir uma pessoa realizada, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *